Logotipo

Logística Reversa

Nosso incentivo ao aprimoramento da cadeia de valor do varejo não termina com a comercialização dos itens nas diversas lojas da rede. A responsabilidade socioambiental de nosso Grupo engloba todo o ciclo de vida dos produtos. Por isso, buscamos estimular os consumidores a adotarem práticas sustentáveis também no pós-consumo e as empresas fornecedoras, a elevarem o padrão de gestão ambiental em seus negócios.

Incentivamos nossos clientes a participarem ativamente do processo, levando a nossas lojas os materiais que devem ter uma destinação diferenciada, como é o caso de eletroeletrônicos, lâmpadas fluorescentes e embalagens de produtos em geral.

Faça parte dessa iniciativa você também!


Embalagens

Foto de container da Molecoola

Adotar hábitos sustentáveis e obter descontos em diversos produtos e serviços (como crédito no celular): para os clientes das lojas do Grupo BIG, isso já é uma realidade. Em parceria com a startup Molécoola, buscamos incentivar o descarte consciente de resíduos. Já disponível no Maxxi Taboão, trata-se de um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de embalagens de produtos em geral onde nossos clientes podem trocar recicláveis por pontos em um programa de fidelidade.

Além de contribuir para um futuro melhor, ao levarem o material e se cadastrarem no aplicativo da Molécoola (disponível nas duas lojas de aplicativos), nossos clientes acumulam pontos que podem ser trocados por créditos em bilhetes de transporte urbano ou usados em aplicativos e para recarga de celular, além de diversos outros produtos.

Após serem depositadas no PEV, as embalagens são separadas, prensadas e acumuladas pela unidade da Molécoola na própria loja. Feito isso, os materiais são encaminhados aos recicladores, que os transformam em matéria-prima. Os operadores que ficam nos contêineres para auxiliar os clientes e receber os materiais são ex-cooperados e catadores. Assim, o programa também viabiliza a formalização da mão de obra envolvida em reciclagem em um modelo de microfranquia, com uma melhora na renda dos catadores.

Nos próximos 30 dias, mais duas de nossas lojas também receberão esse projeto. A expectativa é receber, em torno de 12 toneladas de resíduos por mês.


Lâmpadas Fluorescentes

Em parceria com a empresa Reciclus, disponibilizamos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de lâmpadas fluorescentes em 41 lojas de nosso Grupo, que, só em 2018, receberam mais de 49 mil unidades.

Devido à presença de mercúrio em sua composição, esse tipo de lâmpada requer destinação específica. O mercúrio é um metal nocivo ao meio ambiente e à saúde, podendo causar danos aos rins, fígado e sistema nervoso central, além de sintomas como perda da visão periférica e coordenação motora, perturbações sensoriais e fraqueza muscular. Segundo o Ministério da Saúde, em alguns casos pode acarretar sequelas irreversíveis e até causar a morte.

Com a destinação correta das lâmpadas fluorescentes, os componentes são separados e reutilizados na fabricação de novos produtos, e o mercúrio, depois de extraído, é recuperado em seu estado líquido elementar. Confira onde estão esses pontos de entrega voluntária.

Arte do coletor de lampadas


Eletroeletrônicos

arte do coletor de eletroeletronicos

Nossa empresa disponibiliza Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de eletroeletrônicos, em ação feita em parceria com a Green Eletron. Após a coleta, o material é destinado para reciclagem, onde os aparelhos são descaracterizados e seus componentes, reutilizados na fabricação de novos produtos.

Os eletroeletrônicos precisam de destinação diferenciada porque, quando descartados de forma incorreta, podem liberar substâncias tóxicas (principalmente metais) e poluir mananciais, o solo, a vegetação e a atmosfera.

Segundo estudos, a exposição a esses metais pode provocar problemas respiratórios, danos ao sistema nervoso, rins e fígado e, em alguns casos, causar câncer.Confira onde estão esses pontos de entrega voluntária.


Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Linkedin