Logotipo

Instituto Grupo BIG completa 15 anos gerando impacto social no varejo brasileiro

Publicado em 18/11/2020

Criado em 2005, o Instituto Grupo BIG completa 15 anos de atividades contribuindo com o desenvolvimento social nas comunidades onde atua. Desde o início, sua missão é a implementação de programas e ações voltadas para a capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho, além de auxiliar em ações de voluntariado apoiando as famílias em situação de vulnerabilidade.

“Acreditamos que a união de esforços entre diversos setores é o melhor meio de produzir resultados efetivos na área social. Por isso, ao longo de nossa trajetória, atuamos em parceria com outras organizações da sociedade civil e demais instituições governamentais a fim de fortalecer ainda mais a nossa atuação”, diz Catia Porto, Diretora Executiva de RH e Assuntos Corporativos do Grupo BIG.

Uma das ações é a Escola Social do Varejo, que tem por objetivo preparar jovens para o mercado trabalho desenvolvendo uma série de competências, dentre elas as socioemocionais - talvez uma das mais fundamentais para o bom profissional do século XXI. “Estimulamos os jovens a refletirem sobre seus projetos de vida, auxiliando a trabalharem suas emoções, mesclando conhecimentos teóricos e práticos, ao mesmo tempo em que ensinamos a lidar com os desafios diários que o mercado apresenta”, complementa Catia Porto.

Liderada pelo Instituto Grupo Big e pelo Instituto Aliança, a ESV promove a formação de jovens entre 17 e 24 anos egressos ou que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio da rede pública com foco no segmento de varejo, capacitando-os na conquista do primeiro emprego formal. Atualmente, a escola que já formou quase 10 mil jovens desde sua fundação, conta com três núcleos de ensino nos municípios de Osasco (SP), Salvador (BA) e Recife (PE).

Voluntariado e Boas Ações

O Instituto Grupo BIG também incentiva o envolvimento de colaboradores em ações de voluntariado, como o Dia na Comunidade, realizado anualmente desde 2007 e que abre espaço na agenda dos funcionários em um dia de trabalho para a realização de atividades em organizações sociais.

Todas as unidades do grupo ainda mobilizam clientes e colaboradores na realização de campanhas de arrecadação de alimentos e outros produtos – como agasalhos e brinquedos, em ações sazonais – para doação às instituições.

Outra ação que também faz parte de Boas Ações promovidas pelo Instituto é o apoio a Bancos de Alimentos. “Os bancos parceiros coletam, transportam e distribuem os produtos para instituições que atendem crianças, adolescentes, jovens e adultos. Acreditamos que com ações simples, porém efetivas como estas, estamos auxiliando um país ainda tão carente de ações sociais mais equilibradas como o nosso”, finaliza Catia Porto.

Voltar
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Linkedin