Logotipo

Instituto Grupo BIG inicia seleção de jovens para turmas do segundo semestre da Escola Social do Varejo

Publicado em 24/07/2020

Estão abertas as inscrições para novas turmas da Escola Social do Varejo (ESV), programa do Instituto Grupo BIG desenvolvido em parceria com o Instituto Aliança que prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. São 300 vagas nas cidades de Osasco (SP), Recife (PE) e Salvador (BA).

Em 2020, a ESV completa uma década de existência e entre seus diferenciais estão o foco no desenvolvimento de competências socioemocionais e o alto índice de inserção dos jovens no mercado de trabalho, que alcança 80%, a maioria em empresas de médio e grande porte.

Podem participar da seleção jovens de 17 a 24 anos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio na rede pública ou que já tenham concluído e que tenham renda familiar de até três salários mínimos. Cada núcleo oferece 100 vagas.

As inscrições vão até 31 de julho às 23h59 ou até atingir 2 mil candidatos por núcleo. Na primeira etapa, os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online para a cidade de interesse, disponíveis nos seguintes links:

OSASCO: https://bit.ly/INSCRICAO-ESV-SP-2020-2

RECIFE: https://bit.ly/INSCRICAO-ESV-PE-2020-2

SALVADOR: https://bit.ly/INSCRICAO-ESV-BA-2020-2

Em função da pandemia do coronavírus, as aulas acontecerão integralmente por Educação a Distância (EaD), como já vem ocorrendo com as turmas do primeiro semestre. Desse modo, para participar, é necessário ter computador ou smartphone com acesso à internet. Ao fazer a inscrição, o jovem deve optar por dias da semana (terça e quinta ou quarta e sexta) e período (manhã ou tarde) em que possa participar de aulas virtuais.

Pela primeira vez, o processo seletivo terá todas as etapas realizadas remotamente. Nas primeiras semanas de agosto, serão realizadas triagem de adequação aos critérios estabelecidos (idade, escolaridade e renda), prova online de português e matemática, dinâmica de grupo virtual e entrevista individual. As informações e resultados de todas as etapas serão divulgados na página da ESV no Facebook (https://www.facebook.com/esvnacional) e em grupos de WhatsApp criados especificamente para o processo seletivo.

Para realizar a matrícula, os candidatos aprovados precisam providenciar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, atestado de matrícula e boletim escolar, título de eleitor, foto 3x4, certificado de reservista e carteira de trabalho. O início das aulas está previsto para a segunda quinzena de agosto.

O curso é integralmente gratuito e o certificado é emitido pela Universidade Estadual do Ceará como curso de extensão. Após a etapa de formação, os jovens recebem apoio e orientação para se colocarem no mercado de trabalho. A ESV também conta com parceria da Prefeitura Municipal de Recife e do Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo.

Sobre a ESV

A Escola Social do Varejo existe desde 2010 e quase 10 mil jovens já concluíram a formação. “Em uma década, a Escola Social do Varejo assumiu um papel importante de preparar e auxiliar jovens na busca pelo primeiro emprego. Nosso objetivo é continuar inovando e aproximar cada vez mais nossos jovens ao universo corporativo, multicultural, diverso e tecnológico. Estamos descobrindo e formando talentos para o futuro das organizações e da sociedade”, destaca Catia Porto, Diretora Executiva de RH e Assuntos Corporativos do Grupo BIG.

A metodologia da ESV contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais, fundamentais para o êxito do profissional do século 21, além de ajudar os jovens a pensar em seu projeto de vida. A formação também se dedica a aproximá-los do dia a dia das empresas.

A formação tem 330 horas e nos últimos anos já era realizada parcialmente por EaD. Com a chegada da pandemia do coronavírus no início deste ano, as turmas do primeiro semestre – que estão em etapa de finalização – foram realizadas totalmente de forma online. Para isso, foram realizadas adaptações na metodologia e nos materiais.

Até mesmo a visita guiada, que leva os jovens para visitar lojas, e os “aulões”, em que profissionais da empresa podem compartilhar sua experiência com os jovens, ganharam versões virtuais. “Agimos com rapidez para fazer as adaptações necessárias para garantir a segurança dos jovens e das equipes neste momento tão atípico. Entendemos que as mudanças foram bem sucedidas e iremos mantê-las para as novas turmas”, afirma Kiko Campos, diretor de Recursos Humanos do Grupo BIG, responsável também pelo Instituto Grupo BIG.

Voltar
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
Linkedin